No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

Shopping cart

Subtotal R$ 0,00

View cartCheckout

Nossos exames

Tomografia de Coerência Óptica
OCT

É o exame mais moderno e de tecnologia mais avançada que a oftalmologia dispõe atualmente. Baseado na interferometria óptica, permite a obtenção de imagens bem detalhadas e de alta resolução das camadas da retina e da e da camada de fibras nervosas que compõem o nervo óptico. É um exame rápido, não invasivo e de não contato. Indicado no acompanhamento de pacientes com glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, buraco macular, retinopatia serosa central, entre outras. 

*Necessária a presença de acompanhante

Pentacam

Conhecido como Tomografia da Córnea, o exame oferece uma avaliação corneana tridimensional, oferecendo mapas e índices detalhados. É o exame padrão-ouro para o pré operatório de cirurgia refrativa, oferecendo maior segurança na realização do procedimento.

Pentacam

Retinografia

A Retinografia é um exame em que se realiza uma foto para documentação do fundo de olho, registrando imagens da retina e do nervo óptico. O principal objetivo da retinografia é permitir o acompanhamento evolutivo de doenças que afetam o fundo de olho. É um exame importante para o acompanhamento de pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial, glaucoma, degeneração macular relacionada a idade (DMRI) , entre outros.

O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

Retinografia Ultra Wide Field

A Retinografia Ultra Wide Field  é um exame em que se realiza um estudo detalhado de toda retina, abrangendo inclusive as áreas mais periféricas em 240° de amplitude. É um exame importante para o acompanhamento de doenças que atinjam a extrema periferia  como diabetes, retinose pigmentar, descolamentos de retina, dentre outros.

O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

Angiofluresceinografia

A angiofluoresceinografia é um exame com contraste utilizado para avaliar a circulação sanguínea na retina e coróide. Esse exame é crucial para diagnosticar e monitorar diversas condições, como retinopatia diabética, degeneração macular e obstruções vasculares. Nosso exame pode ser realizado na modalidade campo amplo, que ajuda na identificação de alterações periféricas, permitindo intervenções precoces e adequadas. 

É um exame seguro, embora alguns pacientes possam sentir leve desconforto ou reação ao corante. Por isso, realizamos o exame em ambiente seguro, sempre com a presença de um médico anestesista.

Microscopia Especular da Córnea

A microscopia especular da córnea é o exame no qual se realiza o estudo das células endoteliais presentes na camada mais interna da córnea, onde é possível analisar a quantidade, o formato e o tamanho destas células. É um exame importante no pré-operatório das cirurgias oculares, na presença de edema de córnea, traumas corneanos e acompanhamento de distrofias de córnea, por exemplo. Este exame é indolor, não invasivo e de não-contato

Campimetria Computadorizada

Auxilia no diagnóstico e acompanhamento da progressão do glaucoma, doenças que afetam o nervo óptico, retinopatias e doenças neurológias. Consiste na avaliação da resposta aos estímulos luminosos percebidos pelo olho.

Topografia de Córnea

Exame que realiza uma análise computadorizada da superfície da córnea, determinando sua curvatura e irregularidades. Indispensável em pacientes com graus elevados de astigmatismo, ceratocone e pré-operatório de cirurgia refrativa.

Biometria Óptica

 

É um exame realizado para fazer medidas do globo ocular, para determinar o comprimento axial do olho. Utilizado com frequência para o cálculo da lente intraocular a ser implantada na cirurgia de catarata e para acompanhar o crescimento do globo ocular em crianças com glaucoma congênito.

*Necessária a presença de acompanhante

Biometria Ultrassônica

 

Trata-se de um exame indolor e sem desconforto para medir com precisão o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de estruturas internas como ceratometria, topografia, profundidade da câmara anterior e espessura da córnea. Exame de excelência para realizar calculo de lentes intraoculares.

Paquimetria Ultrassônica

Exame utilizado para medir a espessura da córnea. Indicado no pré-operatório de cirurgia refrativa, suspeita e acompanhamento de glaucoma, edema de córnea, ceratocone e outras patologias corneanas.

Mapeamento de Retina

Exame realizado para avaliação da cavidade vítrea, retina, nervo óptico e vasos retinianos. É indicado em todos os pacientes com doenças sistêmicas que podem cursar com acometimento ocular, como diabetes e hipertensão ocular.

Glaucoma

Tonometria

É um exame oftalmológico que permite a medida da pressão intraocular, exame fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma. É realizado em toda consulta de rotina, podendo ser realizado com ou sem contato com o olho.

Curva Diária de Pressão Ocular

Consiste na medida da pressão intra-ocular em diferentes horários ao longo do dia. Indicado quando há necessidade de estudar melhor o comportamento da pressão intra-ocular, uma vez que medidas isoladas no consultório as vezes não permitem confirmar ou afastar o diagnóstico de glaucoma. É bastante útil também no controle evolutivo e efetividade terapêutica do glaucoma.

Gonioscopia

É o exame realizado para avaliação do ângulo entre a córnea e a íris, por onde acontece a drenagem do humor aquoso. É indicado para diagnosticar e diferenciar os tipos de glaucoma, além de pacientes que sofreram traumas oculares e quando há suspeita de tumores na íris. A realização da gonioscopia também é imprescindível nas avaliações pré e pós operatórias de cirurgias antiglaucomatosas.

Teste de Sobrecarga Hídrica

Consiste na avaliação da pressão intra-ocular após a ingestão de um litro de água em 5 minutos. Avalia de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso. Também é um exame indicado em pacientes com suspeita de glaucoma ou para controle evolutivo.

Avaliação de Olho Seco

Teste de Schirmer

Este teste mede a quantidade de lágrimas produzidas pelos olhos. Um pequeno pedaço de papel filtro é colocado sob a pálpebra inferior por cinco minutos. A umidade do papel é medida para determinar se a produção de lágrimas está dentro da faixa normal. Resultados baixos indicam olho seco.

Teste do rompimento do filme lacrimal

Nesse teste, avalia-se a estabilidade da lágrima. Após a aplicação de fluoresceína, o paciente pisca e o especialista observa quanto tempo leva para aparecer a primeira mancha seca na superfície ocular. Um tempo curto de quebra indica instabilidade da película lacrimal, sugerindo risco de olho seco.

Teste da Lisamina Verde

Nesse teste, aplica-se o corante lisamina verde nos olhos, permitindo que o oftalmologista examine a superfície ocular. A tinta mancha células danificadas e áreas secas na córnea, ajudando a avaliar a intensidade e a gravidade da condição. 

Menisco Lacrimal

O teste do menisco lacrimal avalia a quantidade de lágrima presente na superfície ocular. Uma pequena gota de colírio fluoresceína é aplicada e a altura do menisco lacrimal, no canto interno do olho, é medida. Esse exame ajuda a diagnosticar a insuficiência de produção lacrimal e a síndrome do olho seco.

Meibomiografia

A meibomiografia é um exame especializado que avalia as glândulas de Meibômio localizadas nas pálpebras e responsáveis pela produção de lipídios da lágrima. Durante o exame, uma câmera de alta resolução é utilizada para criar imagens das glândulas, permitindo que o oftalmologista visualize sua estrutura, tamanho e função. O exame é especialmente útil para diagnosticar condições como o olho seco evaporativo. A análise resultante ajuda a guiar o tratamento, garantindo uma abordagem personalizada para melhorar a saúde ocular.

Superfície Ocular

Avalia-se a intensidade da vermelhidão ocular, a partir da documentação fotográfica de pequenos vasos sanguíneos na superfície ocular e nas margens palpebrais.

× Agende sua consulta pelo Whatsapp